Saude

Um ano após a fuga na Penitenciária de Mossoró, o governo inicia a construção de uma nova muralha.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública iniciou a construção de uma muralha ao redor da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), um ano após a primeira fuga registrada no Sistema Penitenciário Federal. A obra, orçada em R$ 37 milhões, inclui torres de segurança nos mesmos moldes da Penitenciária de Brasília.

Inicialmente prevista para o segundo semestre de 2023, a construção sofreu atrasos, assim como a muralha da unidade de Porto Velho (RO), que também segue inacabada. Apesar disso, medidas de segurança foram reforçadas em Mossoró, com a aquisição de viaturas semiblindadas, câmeras de vigilância, drones, leitores faciais e melhorias estruturais nas celas.

O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, visitou a unidade na última sexta-feira (24) para acompanhar os avanços. Após Mossoró e Porto Velho, as próximas penitenciárias a receberem muralhas serão as de Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR). Atualmente, apenas a Penitenciária de Brasília, considerada a mais segura da América Latina, já possui essa estrutura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *