O Banco Central vai definir o novo patamar da taxa de juros nesta quarta-feira
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central encerra nesta quarta-feira (29) sua primeira reunião de 2025. A expectativa é de que o novo patamar da taxa Selic, atualmente em 12,25% ao ano, seja divulgado por volta das 18h30. Esta será a primeira decisão de juros com Gabriel Galípolo à frente do Banco Central, após assumir a presidência recentemente.
O Copom sinalizou em sua última reunião de 2024 que, em janeiro, a Selic deveria ser elevada em 1 ponto percentual, e o mercado espera que a instituição cumpra essa previsão. Caso isso se confirme, será a quarta elevação consecutiva da taxa, marcando o início do mandato de Galípolo no comando do BC. Em dezembro, ele já havia enviado uma carta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicando o estouro do teto da meta de inflação em 2024. O Banco Central indicou que manterá o ciclo de aperto monetário até que a inflação esteja sob controle e dentro das metas estabelecidas pelo governo.
A inflação de 2024, que ficou em 4,83%, superou a meta de 3%, com um limite máximo de 4,5%. Esse foi o oitavo descumprimento da meta desde a criação do sistema em 1999.
A projeção do Boletim Focus, divulgado em 27 de janeiro, prevê que os juros devem terminar 2025 em 15%, uma previsão mantida nas últimas três semanas. O Banco Central também observou que a convergência da inflação à meta será fundamental para determinar o ritmo dos ajustes. Segundo Galípolo, o IPCA deverá ficar acima da meta até o terceiro trimestre de 2025, começando a cair em seguida, mas ainda mantendo-se acima da meta.