Ministro aponta falhas nos leilões de administrações anteriores: “Errados ou mal-intencionados”
Críticas aos leilões de governos passados
O ministro dos Transportes, Renan Filho, fez duras críticas aos leilões realizados durante administrações anteriores ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alegando que os vencedores desses certames eram sempre os mesmos. Durante um evento na última quarta-feira (29), o ministro questionou a transparência e a equidade dos processos, destacando que os novos leilões realizados no governo atual têm apresentado uma maior diversidade de vencedores. “Nos novos leilões que fizemos, tivemos oito vitoriosos diferentes, muito diferente dos governos anteriores, onde os vitoriosos eram sempre os mesmos”, afirmou Renan Filho.
Leilões “errados ou mal-intencionados”
O ministro enfatizou ainda que considera inadequado um modelo em que sempre os mesmos participantes ganham as concessões. Segundo ele, isso indica que os processos poderiam estar “errados ou mal-intencionados”. “Eu sou daquele que não gosta muito de leilão onde os mesmos sempre ganham”, afirmou, sugerindo que os leilões devem ser conduzidos de forma justa, com a participação de diferentes competidores, para garantir a transparência e a justiça no processo.
Investimento no setor rodoviário
Renan Filho fez essas declarações durante o evento que anunciou um financiamento de R$ 6,4 bilhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a modernização das rodovias do Paraná. O projeto abrange três rodovias federais e nove estaduais, sob a responsabilidade da concessionária EPR Litoral Pioneiro. Esse investimento faz parte da estratégia do governo de modernizar e expandir a infraestrutura rodoviária do país, com foco na melhoria da qualidade das estradas e na segurança no transporte.
Novos leilões sob o governo Lula
O governo Lula já realizou nove leilões de concessão rodoviária entre 2023 e 2024, com a expectativa de continuar com essa agenda de privatizações. Renan Filho revelou que o objetivo é realizar mais 15 leilões de concessão rodoviária ao longo de 2025, com a meta de ultrapassar a marca de 40 leilões durante o período do governo atual. Esses leilões, de acordo com o ministro, têm o intuito de melhorar a infraestrutura rodoviária brasileira e atrair novos investidores para o setor.
Conclusão: transparência e novas oportunidades no setor rodoviário
A postura crítica de Renan Filho em relação aos leilões realizados em governos passados reflete a tentativa do governo atual de garantir mais concorrência e transparência nas concessões rodoviárias. Com o aumento do número de leilões e o foco em diversificar os vencedores, a gestão busca não apenas modernizar a infraestrutura, mas também criar um ambiente mais competitivo e justo para os investidores. O financiamento anunciado para o Paraná é apenas um exemplo do esforço do governo para impulsionar a melhoria das rodovias e garantir que as futuras concessões sejam conduzidas de forma mais transparente e eficaz.