Politica

Deputados do Rio de Janeiro buscarão apoio de Motta para reverter vetos de Lula

4o

Bancada do Rio buscará apoio de Hugo Motta para derrubar vetos de Lula

Favorito para assumir a presidência da Câmara, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) será pressionado pela bancada do Rio de Janeiro a apoiar a derrubada de vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Parlamentares e o governo estadual consideram que os vetos assinados no dia 13, durante a sanção do Programa de Pleno Pagamento de Dívida dos Estados (Propag), trouxeram prejuízos ao estado.

A bancada fluminense se reunirá com Motta em um jantar nesta terça-feira (28), em um restaurante no Aterro do Flamengo. O encontro é visto como um movimento de aproximação. Todos os parlamentares da bancada foram convidados, mas os do PSOL devem se ausentar, já que o partido terá candidatura própria à presidência da Câmara, com o deputado Pastor Henrique Vieira.

O governador Cláudio Castro (PL) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), também são esperados no evento. Castro já havia antecipado sua articulação para derrubar os vetos e criticou a decisão do presidente, afirmando que Lula “perdeu uma oportunidade histórica de corrigir erros que comprometem o federalismo brasileiro”.

Articulações em São Paulo

Na noite de segunda-feira (27), Hugo Motta participou de um evento em São Paulo, onde foi recebido por uma parcela significativa da bancada paulista e pelo governador Tarcísio de Freitas, que pertence ao mesmo partido do deputado.

Parlamentares presentes relataram à CNN que Motta recebeu forte apoio e ouviu demandas sobre segurança pública, educação e regulação das redes. Em seu discurso, destacou a amplitude de seu apoio político, que inclui legendas desde o PL até o PT.

“É esse centro que, com diálogo e maturidade, dá uma demonstração de força aqui, reunindo representantes do Partido dos Trabalhadores ao lado do Partido Liberal”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *