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CrowdStrike e Microsoft: Descubra os detalhes por trás da interrupção cibernética que causou ‘tela azul’ em diversos países.

Hoje, o mundo enfrenta uma crise cibernética global desencadeada por uma falha no sistema de segurança da empresa norte-americana CrowdStrike. A empresa relatou que sua ferramenta Falcon, projetada para detectar invasões hackers, enfrentou problemas durante uma atualização de software.

Especialistas suspeitam que essa falha na atualização seja responsável pelo apagão que afetou globalmente diversos serviços (leia mais abaixo).

Um dos principais afetados por essa falha foi a Microsoft, cujos serviços foram completamente interrompidos. Usuários ao redor do mundo reportaram nas redes sociais que ao iniciar seus computadores, o sistema Windows travou, exibindo a temida “tela azul”.

Isso ocorreu porque a Microsoft utiliza um software de computação em nuvem, conhecido como Azure, que integra a ferramenta Falcon da CrowdStrike.

A computação em nuvem é um serviço de armazenamento utilizado por empresas de diversos setores para hospedar grandes volumes de informações, incluindo dados de clientes, por exemplo. Além da Microsoft com o Azure, outras gigantes da tecnologia como Google e Amazon também oferecem soluções em nuvem para outras empresas.

Reclamações de acesso a aplicativos da Microsoft — Foto: Reprodução/Downdetector

Durante a manhã de hoje, a Microsoft comunicou que os seguintes serviços afetados já foram restaurados e estão operando normalmente:

  • Microsoft Defender;
  • Microsoft Defender para Endpoint;
  • Microsoft Intune;
  • Microsoft OneNote;
  • OneDrive;
  • SharePoint Online;
  • Windows 365;
  • Viva Engage.

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