Despesas do governo com impactos de desastres superam em três vezes investimentos em prevenção
O governo federal investiu R$ 11,1 bilhões nos últimos dez anos para lidar com as crises provocadas por desastres naturais. Esse montante representa quase três vezes mais do que os R$ 4 bilhões destinados ao mesmo período para a prevenção dessas mesmas tragédias, conforme revelado por um levantamento do TCU (Tribunal de Contas da União).
Os dados foram obtidos pelo UOL através do Painel de Informações do tribunal. O TCU analisou as ações da Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), órgão vinculado ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil em todo o território nacional. A atuação da Sedec tem como objetivo reduzir os riscos de desastres.
Essa disparidade nos investimentos suscita questionamentos sobre a prioridade dada à prevenção em relação à resposta a desastres já ocorridos. A necessidade de uma revisão nas alocações de recursos e na estratégia de gestão de riscos naturais se faz evidente diante desse cenário.