América do Norte terá eclipse total na segunda (8/4). Veja informações
O eclipse solar total só estará visível nos Estados Unidos, México e Canadá. Será possível acompanhar o fenômeno nos canais oficiais da Nasa.
Na Europa, o fenômeno será parcialmente visível em cidades que ficam na parte ocidental de Portugal, Reino Unido, Irlanda e Islândia.
O eclipse solar total está marcado para ocorrer a partir das 15h07 (horário de Brasília). Segundo informações da Nasa, o fenômeno terá início na costa do Pacífico do México, avançando para o sul dos Estados Unidos e alcançando o Canadá por volta das 16h16.
No dia 8 de abril de 2024, está marcado para acontecer o próximo eclipse solar total, visível para residentes da América do Norte. Os eclipses solares totais são considerados fenômenos mais raros, pois acontecem em regiões especificas quando a Lua, a Terra e o Sol ficam aparentemente alinhados e causam o efeito do bloqueio total do Sol — a duração é de aproximadamente quatro minutos.
Em média, esses eventos só ocorrem nos mesmos lugares a cada 375 anos. Por exemplo, no Brasil, a última vez que ocorreu um eclipse solar total foi em novembro de 1994, enquanto o próximo só deve acontece em agosto de 2045.
O próximo eclipse solar total está sendo considerado um evento ainda mais raro do que o convencional, já que pode coincidir com o máximo solar. A cada 11 anos, o Sol passa por um ciclo solar que se torna mais intenso até chegar ao máximo solar, e esse período está previsto para ocorrer entre 2024 e 2025.