Prefeitura de Guaratuba decreta situação de emergência devido à dengue
A Prefeitura de Guaratuba decretou estado de emergência para a dengue nesta segunda-feira (18). A medida foi assinada pelo prefeito Roberto Justus (PSD).
A decisão de declarar emergência foi motivada pelo aumento significativo de casos de dengue nas últimas semanas. O período de chuvas abundantes, aliado ao calor típico desta época do ano, tem criado ambientes propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela disseminação dessas enfermidades.
Segundo dados do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, Guaratuba apresentou um índice de infestação de 7,14% dos imóveis pesquisados, enquanto o aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Além disso, foram registradas 608 notificações de dengue, com 223 casos prováveis e 117 casos confirmados no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), além de mais de 866 fichas de notificações em processo de digitação no SINAN, indicando a necessidade de ampliação da equipe de vigilância epidemiológica.
O aumento de atendimentos relacionados aos casos de dengue em toda a rede de saúde tem sobrecarregado a capacidade de atendimento, tornando necessária a ampliação da equipe assistencial.
O decreto de situação de emergência tem como objetivo fortalecer, ampliar e agilizar as ações preventivas e de combate ao mosquito Aedes aegypti, visando reduzir os índices de infestação do mosquito e a incidência de casos de dengue, Zika e Chikungunya.
Dentre as medidas adotadas pelo decreto estão a contratação temporária de pessoal, a requisição de pessoal e equipamentos de outras secretarias, a intensificação das ações de prevenção e controle do Aedes aegypti, a autorização para entrada em lotes e construções vazias para eliminação de possíveis focos de infestação, além da penalização para quem se recusar a receber os agentes.