noticias

Balanço da Operação Verão aponta redução de crimes durante a temporada

O Verão Maior Paraná, que mobilizou forças de segurança em todo o Litoral, registrou queda no número de crimes na edição que se encerrou neste mês de fevereiro. Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) revelam redução expressiva nas principais ocorrências policiais, o que garantiu a segurança tanto dos turistas quanto dos moradores.

O Litoral recebeu cerca de 4 milhões de turistas, o equivalente a mais do que o dobro da população de Curitiba. Mesmo assim, não houve registro de ocorrências mais violentas.

De acordo com o balanço oficial divulgado pela Sesp nesta quarta-feira (28), houve diminuição de 74,29% nos homicídios dolosos e mortes violentas no período (de 35 para 9). Outros crimes também registraram queda. O furto de veículos, por exemplo, caiu 63,77% em relação ao verão passado (de 69 para 25), enquanto que o roubo de veículos teve redução de 44,44% (de 9 para 5). Já as ocorrências de furtos e roubos caíram, respectivamente, 31,64% (de 1.814 para 1.240) e 21,14% (175 para 138).

Outro destaque foi a conclusão de 94% dos inquéritos abertos pela Polícia Civil no período. Ao todo, foram instaurados 1.201 inquéritos, dos quais 1.131 já tiveram todos os encaminhamentos à Justiça. Foram registrados 3.447 boletins de ocorrência, além de solicitadas 320 medidas protetivas. Durante o período, a Polícia Civil solucionou 86% dos homicídios: dos 14 registrados, 12 foram elucidados.

Todas as forças de segurança reforçaram o efetivo durante o Verão Maior Paraná. No total, 1.265 policiais participaram da operação, entre as polícias Militar, Civil e Penal. Já o Corpo de Bombeiros atuou na temporada com 698 militares, além de 271 guarda-vidas civis. Fechando o reforço da segurança no verão, a Polícia Científica enviou 85 agentes para a operação.

As forças de segurança também participaram de exposições e apresentaram para a sociedade as suas atividades e equipamentos. Os destaques ficaram para os carros importados utilizados pela PM, as ações do PCPR na Comunidade e o envolvimento de crianças com os cães que ajudam as operações cotidianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *