Escola Pública de Trânsito de Joinville realiza blitz educativa para pedestres e motoristas
Você respeita o pedestre?” Com essa pergunta, agentes do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), guardas municipais e integrantes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville abordam os motoristas na blitz educativa da campanha “No trânsito, somos todos pedestres”, realizada pela Escola Pública de Trânsito (Eptran).
Nesta semana, mais uma edição da blitz aconteceu no Centro de Joinville, no cruzamento das ruas Blumenau e Princesa Isabel.
De acordo com a gerente da Eptran, Melissa Puertas, a campanha acontecerá durante todo o ano, com o objetivo de reforçar a importância da responsabilidade compartilhada entre condutores e pedestres. “Precisamos reduzir os números de sinistros envolvendo pedestres, que aumentaram mais de 17%, desde 2021 até o final do ano passado”, afirma.
Conforme levantamento do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, em 2021 foram 236 acidentes; em 2022, 244; e no ano passado 278.
Durante as ações da campanha da Eptran, motoristas e pedestres recebem materiais educativos e orientações sobre dicas de segurança. Uma delas refere-se aos cuidados com o uso do telefone celular.
“Hoje, o celular nos conecta ao mundo, mas nos desconecta do trânsito. O pedestre volta a sua atenção para o celular, para o fone de ouvido, digita enquanto atravessa a rua. Os pedestres são mais vulneráveis e sua atenção deve ser exclusiva para o trânsito”, ressalta Melissa.
Respeitar para ser respeitado
Para o arrumador Adailton Correa, a campanha da Eptran é importante para reforçar as dicas básicas entre todos os que estão no trânsito: “A iniciativa é muito boa. Eu caminho pela cidade e às vezes tenho dificuldade para atravessar a rua, mesmo na faixa, porque os carros não respeitam muito”.
A campanha da Eptran, “No trânsito somos todos pedestres”, é realizada atendendo à Resolução do Contran, que em 2023 tem como tema central “Paz no trânsito começa por você”.
Dicas para os pedestres:
– Ao atravessar a rua, observe se existe semáforo e faça uso dele.
– Caso não exista semáforo, olhe para os dois lados, independentemente do sentido da via.
– Fique visível, olhe para o motorista e certifique-se que ele avistou você.
– Aguarde todos os veículos pararem e atravesse na faixa com segurança.
– Ao iniciar a travessia, não corra. Observe sempre se há movimentação de motos ou bicicletas nos corredores entre os veículos.
– Não utilize celular nem fones de ouvido durante a travessia.
Dicas para os motoristas:
– Dirija com cuidado, respeitando a sinalização e os demais usuários da via.
– Ao se aproximar da faixa, reduza a velocidade.
– Sinalize aos demais veículos sua parada com o pisca-alerta.
– Dê preferência aos pedestres na faixa de pedestre.
– Inicie a marcha do veículo após a travessia completa dos pedestres.
– Não ultrapasse veículos parados antes da faixa de pedestre.